Natura (Brasil)

Movimiento B

Nuestras Redes Sociales

Natura (Brasil)

Web | English Profile | Facebook | Twitter

naturapor

Qual é o problema que sua empresa busca resolver relacionado à problemática do seu país?

Desde a sua fundação, em 1969, a Natura atua guiada por sua paixão pelos cosméticos e pelas relações e pela busca contínua da promoção do bem estar bem, da qualidade das relações e do desenvolvimento sustentável. Nosso negócio está apoiado no modelo de venda direta, que, hoje, reúne mais de 1,6 milhão de consultoras e consultores Natura (CNs), no Brasil e em nossas Operações Internacionais.

Também contamos com aproximadamente 7 mil colaboradores no Brasil e nas OIs e trabalhamos em parceria com mais de 5 mil fornecedores e terceiros (empresas que fabricam produtos em nome da Natura), além de 32 comunidades fornecedoras e 3,1 mil famílias, que extraem os insumos da sociobiodiversidade utilizados em nosso portfólio.

Nossa sede administrativa está localizada em Cajamar (SP), onde também mantemos três fábricas e o nosso Centro Global de Inovação, reconhecido como o maior laboratório de desenvolvimento cosmético da América Latina. Em Benevides (PA), dispomos de uma fábrica de sabonetes que, no início de 2014, mudou de endereço e foi ampliada, formando o Ecoparque – um complexo industrial liderado pela Natura que pretende ampliar nossa produção na região e atrair indústrias interessadas em desenvolver negócios sustentáveis. Benevides abriga, ainda, um centro de ciência e tecnologia, e, em Manaus (AM), mantemos o NINA (Núcleo de Inovação Natura Amazônia).

Nossa atuação na América Latina se concentra em Argentina (sede de nosso escritório regional), Chile, Colômbia, México e Peru. Cada país conta com um centro de distribuição para apoiar as suas respectivas operações. Por meio de distribuidores locais, os produtos da marca chegam também à Bolívia. Na França, nossa presença segue um modelo diferenciado, que combina a venda de produtos ao desenvolvimento de pesquisas por meio de parcerias com instituições de referência. Em 2013, inauguramos um novo centro de inovação, em Nova York (Estados Unidos), que ajudará a tornar nosso processo de inovação cada vez mais global. Também completamos o primeiro ano da aquisição da Aesop, marca australiana focada no segment premium de cosméticos e com atuação em Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Nossa expectativa é abrir a primeira loja da Aesop no Brasil ainda em 2014. A administração da Natura e da Aesop seguem independentes, mas os resultados econômico financeiros de ambas estão consolidados neste relatório.

Como sua Empresa resolve os diferentes problemas sociais e ambientais? Produtos e serviços que comercializa e/ou políticas e práticas destacadas

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

O que dá mais orgulho na sua Empresa?

Mais do que contribuir com a sociedade a partir da adoção de práticas sustentáveis, queremos promover um movimento crescente de conscientização e busca de soluções para um futuro mais equilibrado e justo, do ponto de vista econômico, social e ambiental. Fazer parte do movimento b Corp reforça nossa crença de que devemos buscar sim o lucro, base de nossa operação, mas que este não deve ser a finalidade única de nossa existência.