Raízes Desenvolvimento Sustentável (Brasil)

Movimiento B

Nuestras Redes Sociales

Raízes Desenvolvimento Sustentável (Brasil)

Web | English Profile | Facebook | Twitter

marca-raizes

Qual é o problema que sua empresa busca resolver relacionado à problemática do seu país?

O Turismo é uma excelente ferramenta de desenvolvimento socioeconômico aliado à preservação dos recursos naturais e culturais. Essa preservação acontece (ou deveria acontecer) porque esses recursos são o insumo básico da atividade e seu esgotamento acarreta não apenas os prejuízos socioambientais diretos, mas também prejuízos financeiros. Estatísticas da Organização Mundial do Turismo dão conta de que hoje a atividade representa 9% do PIB mundial, gera 1 em cada 11 empregos no mundo, movimenta US$1.3 trilhões de dólares em exportações e representa 6% do total de exportações. No Brasil, estima-se que o turismo represente 9% da economia.
Em busca por novas alternativas de desenvolvimento econômico mais sustentáveis, o turismo configura-se como uma grande alternativa de geração de renda, preservação do patrimônio natural e histórico, inclusão social e principalmente de alívio da pobreza. Pode ser também a porta de entrada para a especulação imobiliária, inflação, prostituição, tráfico de drogas, aculturação e outras mazelas. Pela magnitude que a atividade tomou na atualidade e seu poder de transformação, a forma de conduzir o planejamento e a estruturação dessa atividade faz toda a diferença. Queremos ser parte do problema ou da solução? A Raízes já escolheu seu lado.

Como sua Empresa resolve os diferentes problemas sociais e ambientais? Produtos e serviços que comercializa e/ou políticas e práticas destacadas

A Raízes acredita no poder nos negócios, mas sempre colocando as pessoas em primeiro lugar. Trata-se de uma empresa de impacto positivo que desenvolve projetos nas áreas do turismo, geração de renda e estratégias para entidades do terceiro setor.
A sustentabilidade é uma premissa e a cocriação a principal técnica do design de soluções. Sem uma receita de bolo, os projetos variam de acordo com as especificidades dos territórios e as necessidades dos clientes, mas têm em comum o fortalecimento do capital social (o fazer juntos), o aprimoramento das habilidades individuais (o fazer melhor), a criatividade (o fazer diferente) e os esforços “mão na massa” (o fazer agora) que empoderam, capacitam para replicação e fortalecem os atores locais como protagonistas dos processos.
Essa tecnologia pode ser implementada não apenas em grupos comunitários, mas em redes empresariais, instâncias de governança turística (pólos, clusters, circuitos), secretarias e departamentos de governos e empresas.

O que dá mais orgulho na sua Empresa?

A Raízes se orgulha de sua iniciativa própria, idealizada e realizada na comunidade rural de Campo Buriti |Vale do Jequitinhonha, onde o turismo é usado como tecnologia social para o desenvolvimento sustentável. Ao longo do projeto o impacto positivo foi quantificado e pode ser visualizado abaixo:
09 famílias qualificadas como anfitriões
02 guias (atualmente em processo de qualificação de uma turma de adolescentes)
02 projetos de voluntariado implementados com turistas (organização de uma biblioteca comunitária e pintura de muros com tinta de terra)
01 roteiro de turismo e artesanato criado colaborativamente e comercializado via crowfunding
07 viagens com grupos comercializadas
Renda direta de mais de R$ 75 mil desde o início de trabalhos de experimentação de geração de renda na região.
06 vídeos produzidos e veiculados na mídia: Folha de São Paulo, Rede Minas, Imagina na Copa, Garupa, Rede Globo e TV5 do Canadá.
Reportagem em 08 revistas impressas (Vida Simples, Bons Fluidos, Tam nas Nuvens, Revista da Gol, Encontro, Sagarana, Pequenas Empresas Grande Negócios e Exame PME)
Reportagem no Jornal Valor Econômico, Portal UOL, Catraca Livre, Diário do Comércio, Diário do Turismo, Blog do Sakamoto, Blog do Abílio Diniz, Planeta Sustentável, entre outros.

Crédito para o fotógrafo André Dib

Oleio 2

Crédito para agência Na LataRAIZES DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

Crédito para agência Na LataRAIZES DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

Créditos Empower e Facebook